Conjunto de dicas sobre bullying As três grelhas de observação de sinais de alerta

A EPIS elaborou um conjunto de dicas sobre bullying, consciente do impacto deste tema na vida das crianças e dos adolescentes:

  • O que fazer quando se assiste ou se é vítima de bullying?
  • Como podem os pais identificar sinais de alarme?
  • Como ajudar o jovem a resolver a situação?

A EPIS está ainda a desenvolver três grelhas de observação de sinais de alerta: uma grelha para pais e professores com o objetivo de terem a funcionalidade de um instrumento que, de uma forma rápida e fácil, contribua para a identificação de sinais de alerta que podem significar que o aluno em causa está a ser vítima de bullying ou que pode estar envolvido na qualidade de agressor, e outra para alunos que tem o objetivo de ajudar o estudante a identificar sinais de que pode estar a ser vítima ou a comportar-se como um agressor.

O conteúdos das Dicas chegarão ao público-alvo através do projeto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar e da plataforma Mentores EPIS, dois projetos a funcionar em 154 escolas de 87 municípios de todo o país.

Dada a atualidade do tema, desde o início do ano letivo 2013/2014 que a EPIS passou a integrar no seu instrumento de sinalização de risco (Screening) um conjunto de perguntas sobre bullying. Os resultados preliminares do estudo realizado, entre os meses de outubro e dezembro de 2013, a 1289 alunos (com idade entre os 12 e os 15 anos) residentes em 9 concelhos - Amadora, Setúbal, Campo Maior, Évora, Paredes, Matosinhos, Estarreja, Oliveira do Bairro e Madalena, na ilha do Pico -, revelam que 71% dos alunos reconhece que há bullying na sua escola e que apenas 49% dos alunos recorda campanhas/programas anti-bullying na sua escola.

No início do ano letivo 2013/2014, a EPIS já tinha disponibilizado um conjunto de dicas para mães e pais com vista a um melhor desempenho escolar dos mais novos.

A Associação EPIS disponibiliza agora um novo conjunto de conselhos sobre um problema que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo e que pode ocorrer presencialmente, pelo telefone, em redes sociais, na escola, no bairro ou, entre outros locais, no caminho para casa, e que pode consultar no site na EPIS: www.epis.pt ou na página do facebook: https://www.facebook.com/escolasdefuturo?fref=ts.

Atualização: Para mais informações está agora também disponível no endereço: http://www.rtp.pt/play/p1397/e141506/jornal-da-tarde a reportagem da RTP1 sobre as Dicas anti-bullying que a EPIS desenvolveu, e que chegarão ao público-alvo através do projeto “Rede de mediadores para o sucesso escolar” e da plataforma Mentores EPIS, dois projetos a funcionar em 154 escolas de 87 municípios de todo o país.

Comentários

Autor

publicado a 19.01.2014 por
  • António de Jesus Seixas
Eventos

Jornada de Voluntariado

Veja como decorreu a ação de embelezamento dos espaços exteriores do dia 25 de Fevereiro de 2012 na Escola Vieira da Silva

Saber Mais

Outras Notícias