5º Conselho EPIS para o Sucesso Escolar “ E já estamos no final do 1º Período!” As Rotinas nas férias: A negociação!

1) Defina, apresente e discuta com o seu filho as regras para as férias e as áreas de negociação;

2) Existem regras que serão fixadas por si, outras que poderão ser negociadas e outras em que o seu filho pode tomar as suas próprias decisões (por exemplo, pode concordar ignorar o estado de desarrumação do quarto durante as férias mas estabelecer regras firmes no que respeita ao trabalho escolar e a comportamentos de risco);

3) No final das férias, relembre o seu filho das regras e dos objetivos definidos para este novo período letivo. Se necessário, estabeleça um novo horário semanal;

4) As férias de Natal são curtinhas. Dormir bem é essencial para que o seu filho mantenha a atenção e concentração nas aulas. Não deixe que os seus horários de sono sofram grandes alterações durante esta interrupção letiva e evite assim os dias de adaptação ao horário normal depois de iniciado o segundo período. Abra uma exceção no dia de Natal e na passagem de ano.

Os resultados do 1º Período

1) Converse com o seu filho sobre os seus resultados escolares. Pergunte-lhe quais foram as suas dificuldades nas disciplinas em que teve notas mais baixas e quais as matérias que gostou mais nas disciplinas com melhores resultados.

2) Reforce os bons resultados. Elogie! Incentive! Na idade escolar, a criança quer sentir-se competente e precisa para isso que os seus sucessos e progressos sejam reconhecidos. Lembre o seu filho que, se foi capaz de ter boas notas a algumas disciplinas, com trabalho e empenho será capaz de ter bons resultados em todas.

3) Se os resultados escolares ou o comportamento do seu filho no 1º Período letivo não foram os que esperava, tente perceber quais foram as suas dificuldades. Utilize a disciplina para o ensinar e proteger e não para punir ou fazer sentir-se mal. Seja claro quanto ao que é o comportamento desejável e indesejável e consistente na aplicação destes princípios.

4) A auto-estima abrange os sentimentos e crenças das crianças acerca da sua competência e valor, incluindo a sua capacidade para confrontar e gerir as mudanças e para aprender a partir dos erros e sucessos. Contribua para que o seu filho se sinta valorizado. Reforce o seu esforço para atingir os objetivos que acordaram. Obrigue-se a fazer dois elogios por cada crítica que dirigir. Lembre-o que os erros e insucessos são inevitáveis em algum momento e que podemos aprender com eles.

Poderá acompanhar e comentar ao longo dos próximos dias na página http://www.facebook.com/escolasdefuturo

Comentários

Autor

publicado a 26.12.2011 por
  • António de Jesus Seixas
Eventos

Jornada de Voluntariado

Veja como decorreu a ação de embelezamento dos espaços exteriores do dia 25 de Fevereiro de 2012 na Escola Vieira da Silva

Saber Mais