D. Gramática sai da gaveta Concurso de Gramática para alunos dos 5º e 6º anos, 2ºciclo da escola Vieira da Silva


D. Gramática sai da gaveta - Concurso

Olá, olá a todos!! Eu sou a D. Gramática Milfolhas!

Acertaram! Sou prima afastada dum bolo que pr’aí anda a satisfazer gostos e barrigas. Somos ambos apetecíveis e doces, boas companhias… e muito úteis em momentos de solidão ou de aperto na escrita. O meu primo, gostosamente, faz-me lembrar os mais de vinte colchões e edredãos sobre os quais dormiu uma verdadeira princesa uma só noite, após a qual acordou dorida nas costas. Eu sou mais uma cómoda cheia de gavetas, gavetinhas e gavetões ou, melhor ainda, um antigo contador trazido nas primeiras viagens ao Oriente quando Portugal não sabia estar quieto e tinha a paixão pelo novo e pelas descobertas. Outra História…

Ia eu nas gavetas!!... Pois é, eu gosto de tudo explicado, exemplificado, clarificado, paginado, ordenado, arrumado, catalogado, organizado. Tenho pouca imaginação!! Mas os alunos, esses sim, têm muita!!!! E misturam-me, pintam-me, dançam e voam comigo em palavras bonitas e ideias divertidas por dentro dos seus escritos.

Acontece que me quiseram fazer uma homenagem!!

Vejam só: um concurso dedicado à… D. Gramática!! Aconteceu em todas as salas onde havia alunos do 5ºano e também nas outras salas onde havia alunos do 6º ano; responderam por escrito a várias perguntas SOBRE MIM!! Adorei!! E lá fora??? Já acabada essa fase do concurso, perguntavam uns aos outros: “… qual era a frase do complemento direto?... e as agudas?... não havia oblíquo, pois não?... ó pá, enganei-me no grau dos adjetivos!...“ Andaram comigo no pensamento uns diazinhos!!!!

Pensam que a homenagem acabou aqui??? Na semana seguinte, oito alunos de 5º ano e outros oito de 6º ano, os melhores de cada turma, em salas diferentes, responderam a mais umas perguntinhas sobre MIM!

Seguidamente – advérbio de modo, não se esqueçam!!! – as professoras disseram-lhes para irem brincar enquanto elas iam corrigir tooooooodas as perguntinhas sobre a “D. Gramática”! Brincar??? Sim, sim, nem conseguiam!!!! Sempre a falar em MIM: “…o sujeito era nulo? Composto? Pois, tens razão!! E os comuns coletivos?? Eram três??... As professoras nunca mais se despacham!!... Vamos para a biblioteca, já ‘tá na hora…”

E, pronto, apurados o primeiro, o segundo e o terceiro lugar do 5º e do 6º ano, entregues os prémios, dados os parabéns aos vencedores e a todos os participantes, tiraram-se fotos e foram-se embora todos felizes.

Ah, já sei, querem saber quem são os vencedores??

Aqui vão:

em 1º lugar, o Lourenço Oliveira do 5ºA; em 2º, o Diogo Urbano do 5ºE; em 3º, a Maria Teresa Ribeiro do 5ºG. Do 6º ano, em 1º lugar o Ricardo Morais da turma G; em 2º a Inês Guerreiro da turma E; em 3º a Madalena Andrade da turma B.

Parabéns a todos!!! Gostei muito deste acontecimento!!

Viva a Língua de Camões e de Pessoa!

… Já posso voltar para a gaveta!

Comentários

Autor

publicado a 04.04.2019 por
  • Ana Borges
Eventos

Jornada de Voluntariado

Veja como decorreu a ação de embelezamento dos espaços exteriores do dia 25 de Fevereiro de 2012 na Escola Vieira da Silva

Saber Mais